TESTIMONY ON THE GUARANI-KAIOWÁ PEOPLE SITUATION-- TESTEMUNHO SOBRE A SITUAÇÃO DO POVO GUARANI-KAIOWÁ

Below a real testimony of a leader of a woman, an indigenous leader in the Guarani-Kaiowá community in the region of Dourados, Mato Grosso do Sul , in Brazil. Her name has been changed to guarantee her safety.

Abaixo um testemunho real de uma líder da comunidade Guarani-Kaiowa da região de Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazil. Seu nome foi trocado para garantir sua segurança.

Please follow this story for ways to help - we will soon post links to donate. Por favor sigam essa estória para maneiras de doar e ajudar na Campanha - logo postaremos informações para doações.

“Sou Maria Vasconcelos [nome trocado para segurança], meu nome indígena é Guarani- Kaiowa [nome generalizado para a segurança dela], eu sou do estado de Mato Grosso Do Sul, pertenço a etnia Guarani Kaiowá, componho a organização de mulheres indígenas Kuñangue Aty Guasu - Grande Assembléia das Mulheres Guarani e Kaiowá.

Estamos localizados no Cone Sul do esatdo de MS, centro oeste do Brasil, somos a segunda maior população indígena do país, (dados de abril de 2019 da Secretaria Especial de Saúde Indígena - SESAI), somos em 51 mil Guarani e Kaiowá. É a população indígena que vive intensamente todos os dias a disputa territorial sangrenta com os fazendeiros.

Nos utimos anos os conflitos pela terra, deixou muitas mortes em vários Tekohás (terra sagrada Guarani e kaiowá). Em meados de 1917 foram criados no governo de Getulio Vargas oito Reservas Indígenas, e assim começou a dizimação dos Guarani e Kaiowá. Cada reserva indígena tem um espaço limitado de 3.600 hectares é cercada pelos arames farpados sul mato-grossense, não pode ser ampliada, e pertence a União, não é demarcada.

Assim o nosso povo foi retirado de suas terras e obrigados a se sobreviver em Reservas indígenas, logo todas as terras indígenas passou a ser loteada, vendida e privatizada. Iniciou se então a migração de não indígenas de todos os lugares para trabalhar e construir suas famílias em terras Guarani e Kaiowá. Com a constituição de 1988, nos art, 231 e 232 que garante aos povos indígenas seus direitos, foi um respiro para a luta dos Guarani Kaiowá que nunca se sentiram bem em confinamento no espaço das Reservas indígenas. Iniciau se então o processo de retomadas, o retorno para a terra onde morou os nosso ancestrais, porém essas terras já estavam ocupadas por fazendeiros, que diziam ter comprado e tem o titulo da terra.

Assim continuou o martírio Guarani e kaiowá por decadas e decadas pelo direito a terra, aos costumes e organização. Algumas terras indígenas foram homologadas e demarcadas , porém nos utimos governos que em tempos modernos exploram, envenenam e em cima de nossas terras continuam alimentando o capitalismo bruto e selvagem, mais nenhuma terra indígena dos Guarani e Kaiowá foi demarcada.  

Hoje as Reservas Indígenas se encontram super lotadas, não há espaço para as próximas gerações, mas não é do interesse do governo dialogar com os povos indígenas sobre a questão fundiária. Sim dialoga com os fazendeiros com o discurso que o agro é a economia do páis, o governo atual do presidente Jair Bolsonaro continua insistindo nos pacotes de leis anti-indígenas que explora, libera mineração, hidrelétricas, desmatamento, poluição de rios, etc em terras ndígenas.

Estamos lentamente morrendo a cada dia com essa politica ecocida e genocida. A constituição federal de 1988, passou a ser papel higiênico para esse governo. Os Guarani e Kaiowá seguem com seu sangue, mbaraka e reza fazendo a demarcação de suas terras, enfrentando esse governo de peito aberto.

É secular a nossa luta, e nunca foi garantido como queremos os nosso direitos, preservar os povos indígenas é preservar as matas, os rios, a vida, o planeta. Defender esse projeto de exploração é dar fima a vida da população brasileira.  

 Até os tratados internacionais que que consta na Convenção 169 da OIT, está sendo ignorado, o s povos indígenas não são chamados, não tem vóz quando está tendo uma decisão politica que envolve os mesmos e suas terras.

Nós mulheres Guarani e Kaiowá, e varios outros lideres indígenas que estão constantemente mediando entre a aldeia, a cidade e o estado, estamos faz tempo na mira do calibre do agro. Por que nós acompanhamos, denunciamos e estamos o tempo todo lembrando a eles que temos direito constitucionais e que não é um favor é um dever do estado cumprir com suas obrigações. Insistimos que a demarcação e homologação de nossas terras é urgente, quantos crimes do estado brasileiro contra os nossos corpos já denunciamos, mas nossas voozes ecoam para quem quer ouvir, menos para o governo, então seguimos lutando com a nossa comunidade enquanto vivas (os) estivermos.

Eu já fui atacada, perseguida, sofri tortura psicológica por várias vezes, desde 2016 eu não consigo mais viver numa casa fixa, sempre os ruralistas encontram a minha casa, sou atacada, perseguida, saqueiam a minha casa, e nunca teve nenhum retorno que punisse eles de todas as denunciais protocoladas na policia.

A policia nesse governo é uma das informantes do presidente e dos fazendeiros, a FUNAI (Fundação Nacional Do Índio), órgão indigenista que trabalha em defesa da população indígena virou uma organização ruralista, esta de posse de delegados, missionários, militares nas coordenações da FUNAI.

Estamos vivendo tempos de ódio, que mata, que encarcera as mulheres, a  população indígena, negra, LGBT+, pobres, etc. Nesse momento eu Aranduhá estou fora da minha comunidade, novamente em 08 de Janeiro de 2020 atacaram a minha casa, pós denuncia do ataque de fazendeiros, policia e pistoleiros as comunidades Guarani e Kaiowá em 3 de Janeiro de 2020.

Casas de rezas estão sendo incendiadas, mulheres anciãs e anciões estão sendo criminalizados pelo discurso da igreja, tidos como feiticeiras (os), bruxas (os), torturadas, estupradas, até ameaçada de serem queimadas. O nosso sagrado está sendo atacado de uma forma muito violenta, e também denunciei isso em 2019.

Essa é um pouco das narrativas da Kuña Aranduhá que é mãe da pequena Kuña Jeguaka Aju de 08 anos, sou defensora de direitos humanos, ativista Guarani e Kaiowá, que grita ao mundo, um pedido de socorro, que olhem para os povos Guarani e Kaiowá. 

Nossa grande assembléia, a 8º Kuñangue Aty Guasu, será realizada de 21 a 25 de Setembro de 2020, na terra indígena Pirakua, Municipio de Bela Vista/MS. Grande espaço de reunião e encaminhamento de demandas e propostas do povo Guarani kaiowá, uma organização de mulheres Guarani e kaiowá, e todx estão convidxdxs. 

A nossa resistência segue enquanto vivas estivermos.

Enquanto houver o som da mbaraka e do takuapu haverá luta!

Demarcação já!

Vida aos povos indígenas!

Vida as Mulheres indígenas!

Salve todas as lutas! “

[Líder indígena], Tekohá Guarani e Kaiowá, 25 de Janeiro de 2020.

Guarani-Kaiowá Indigenous Spiritual Center in Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazil

Guarani-Kaiowá Indigenous Spiritual Center in Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazil

Guarani-Kaiowá Indigenous Spiritual Center after it was destroyed by attackers in Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazil

Guarani-Kaiowá Indigenous Spiritual Center after it was destroyed by attackers in Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazil

A real testimony and video of a leader of a woman, an indigenous leader in the Guarani-Kaiowá community in the region of Dourados, Mato Grosso do Sul , in Br...