Encontro com a Ministra das Mulheres Cida Gonçalves e ativistas em Nova York

Enfrentamento à misoginia no Brasil e na diáspora brasileira

Ministra das Mulheres Cida Gonçalves do governo do Presidente Lula, dialoga com movimentos sociais da comunidade imigrante brasileira

Dia 16 de setembro de 2023 (sábado)

16h - 18h

The People’s Forum - Nova York  

O DDB - Defend Democracy in Brazil Committee NY, juntamente com nossas organizações irmãs - o Comitê Popular de Luta de NY, NJ, PA e Coletivo Defend Democracy da Flórida - convidou a parceiros/as, ativistas, organizações e cidadãs brasileiras para um encontro com a excelentíssima Ministra das Mulheres do governo do presidente Lula, Sra. Cida Gonçalves .

O evento teve por objetivo promover um diálogo entre nossa representante e ativistas imigrantes que atuam, pensam e se preocupam com a situação das mulheres nas comunidades imigrantes para levar nossas preocupações e propostas para o governo atual. Foi também uma oportunidade de discutir os projetos, ações e a conjuntura do nosso governo pelo qual nós nos empenhamos na eleição e apoiamos desde os EUA. Um momento de trocas e reflexões com convidadas especiais. Como os lugares são limitados, fizemos uma lista preliminar que logo foi confirmada.

Compareceram as ativistas do DDB, do Comitê Popular, e outras da região e também da Florida, bem como a grande lider afroperuana premiada Monica Carrillo Zegarra, e a candidata à presidência dos Estados Unidos pelo Party for Socialism and Liberation, Claudia De La Cruz


Sobre o evento:

A Ministra das Mulheres do governo do Presidente Lula, Cida Gonçalves, estava em missão em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU, e se encontrou com lideranças de movimentos sociais brasileiros de Nova York, Nova Jersey e delegações vindas da Flórida, Connecticut, Massachussets, Pensilvania.

O enfrentamento à misoginia na sociedade como a raiz de todas as violências e desigualdades tem sido uma luta permanente do Ministério das Mulheres. Nesta perspectiva, a ministra trouxe uma reflexão sobre os avanços alcançados nos primeiros 6 meses de governo, a campanha Brasil sem Violência em um contexto de desafios devido ao aumento sem precedentes das violências contra as mulheres observada nos últimos 6 anos de golpe e de um governo misógino, conservador, racista e ineficiente neste último período. O encontro foi também uma oportunidade para um diálogo sobre as mulheres imigrantes em suas diferentes realidades e o enfrentamento à violência. As mulheres da diáspora brasileira relataram e debateram sua organização, propostas para o governo no âmbito dos consulados e em apoio às campanhas e ações do ministério a nível internacional. O encontro teve como convidada especial a jornalista Heloisa Galvão, líder do Grupo da Mulher Brasileira de Boston, entidade que promove os direitos das mulheres imigrantes há 23 anos, responsável por inúmeras ações de organização política e de assistência na comunidade brasileira em Boston e é referência nacional de apoio a vítimas da violência. 

As debatedoras incluiram: Myriam Marques pelo Comitê Defend Democracy in Brazil, Talita Aguiar, pelo Comitê Popular de Luta de New Jersey, New York e Pennsylvania, Gloria de Souza pelo Comitê popular da Florida, e foi moderado pela ativista Tatiana Bertolucci, também do Comitê Popular de Luta de NJ-NY-PA.

O público convidado para este importante encontro foi de lideranças de organizações populares, acadêmicas, artistas, profissionais e ativistas da diáspora brasileira da região leste dos EUA. 

A organização foi do Comitê Defend Democracy in Brazil NY e Comitê Popular de Luta de Nova Jersey, Nova York e Pensilvânia com apoio do Coletivo Defend Democracy da Flórida, Grupo da Mulher Brasileira de Boston e do The People’s Forum.     

Twitter @PeoplesForumNYC @Brazildemocracy

#NewYork #MinistradaMulher #Mulheresimigrantesbrasileiras #combateaomachismoestrtural #genderviolence #Women #Brazil #DefendDemocracyinBrazil  #Peoplesforum 

#endgenderviolence #ddb #comitepopulardelutanynjpa #ddflorida  #ministerios